The Last of Us – Procure a Luz || Resenha COM SPOILER

Ame ou odeie.

O episódio 9 de The Last of Us chegou, finalizou a temporada com chave de ouro? mais ou menos. As surpresas foram boas, as mudanças foram questionáveis porém compreensíveis. Alguns desidrataram de chorar no final, e outros desidrataram sabendo como e onde tudo aquilo vai dar.

ATENÇÃO, ESSA RESENHA TEM SPOILER!!!

Começamos o episódio com a explicação de como a Ellie é imune, quando uma mulher grávida está fugindo querendo encontrar a Marlene, mas ela é mordida enquanto entra em trabalho de parto, e o fato interessante aqui é que a mãe da Ellie é interpretada pela atriz Ashley Johnson, a responsável por ser a Ellie nos jogos de The Last of Us, estamos vendo a antiga Ellie, dando a luz a uma nova, no meio do caos.

The Last of Us - Quem interpretou a mãe de Ellie na série?

The last of us

O lado ruim dessa cena é tirar o peso do mistério da Ellie, saber porque ela é imune tira uma dúvida que os fãs sempre tiveram “Existem mais pessoas imunes” e se levarmos em conta que estamos em um mundo perigoso onde todos estão em risco, sabemos que esse tipo de situação é quase rotineira, ou seja, existem mais pessoas imunes, tirando a responsabilidade que a Ellie tem na história. Sem falar que:

Se a Marlene percebeu as condições do nascimento da Ellie, não faz sentido os vagalumes terem coragem de sacrificar a menina para conseguir uma cura, e não testar replicar esse teste, mostrando como desde sempre os Vagalumes estão desesperados pelo milagre, e conhecendo a índole deles, replicar esse teste com mulheres gravidas seria bem possível.

O primeiro episódio da serie leva o nome de “Quando estiver perdido na escuridão” Lá, conhecemos o Joel, amargurado com o mundo, um homem bruto e violento, alguém que certamente não é um heróis. O episódio nove leva o nome de “Procure a luz” completando o lema dos vagalumes que vemos varias vezes na serie e nos jogos, “Quando estiver na escuridão, procure a luz” e aqui, Joel finalmente encontrou a sua luz, e através de uma conversa franca (e muito expositiva) ele fala abertamente que não foi o tempo que curou suas feridas, mas foi Ellie.

Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) encaram natureza em episódio final da 1ª temporada de "The Last of Us" - Liane Hentscher/HBO

The last of us.

E nesses quase vinte minutos de episódio, temos muitos dialogo entes Ellie e Joel, o que deveria ter muito mais na serie inteira, ao longo dos episódios, toda vez que eles poderiam ter diálogos maiores, missões e personagens secundários impediam isso, ou pelo menos impedia que o espectador entendesse que a relação dos dois estava se expandindo e melhorando, a serie como um todo deveria mostrar mais diálogos entre os dois para deixar o final muito mais amargo.

Quando enfim encontram os vagalumes, a serie mostrou mais um detalhe importante e que para muito é bem desanimador, a ausência de infectados, enquanto nos jogos temos que enfrenta-los muitas vezes, na serie, na missão de deixar a história mais humana, cada vez que eles encontram qualquer infectado, é mais inteligente fugir, mas mesmo sendo inteligente ainda é desanimador, mesmo com a serie dizendo o tempo todo que não se trata de uma serie de zumbi, e sim de uma serie de drama, que eventualmente em dois ou três episódios, alguns zumbis irão aparecer.

Joel descobre que Ellie precisa morrer para que exista uma chance para que uma cura seja feita. E se antes o mundo tirou a maior esperança de sua vida que foi sua filha Sarah. Desta vez é ele que irá tirar a esperança do mundo. Nos mostrando o lado monstro e egoísta do Joel, mesmo sabendo que a Ellie escolheria se sacrificar por entender que nada daquilo que passaram deveria passar em vão, mas Joel se nega a acreditar e causando um massacre no hospital, tira a menina de lá.

Pedro Pascal e Bella Ramsey em cena do último episódio da 1ª temporada de The Last of Us

The Last of us

Joel nunca foi um herói, muito pelo contrário, mas o interessante é voltar nos episódios anteriores e entender que NADA o diferencia dos “vilões” que conhecemos pelo caminho, David mentindo para seus seguidores para manter a paz e o controle, ou Kathleen movendo uma cidade de maneira violenta e insensata para vingar o seu irmão, da mesma maneira que Joel matou dezenas de pessoas no hospital para resgatar Ellie.

Joel foi movido pela emoção, e é impossível julga-lo pelo que fez, não há como julgar um homem que se achou perdido durante anos, e finalmente quando o mundo mostra uma luz, ele rapidamente insiste em tirar dele. As consequências dessa mentira virão em breve, Ellie sabe disso pois preferiu segui o homem que a protegeu, do que contraria-lo, mesmo sabendo que nada do que ele disse é verdade. O final é amargo, dúbio, e muito questionável.

A serie acaba nos mostrando que em um mundo tão infeliz e perigoso, não existem heróis ou vilões, apenas pessoas sobrevivendo no meio da escuridão, buscando sua luz,  e que irão mover o mundo e se tornarem monstros para protege-la quando finalmente a encontrarem.