O Homem dos Sonhos – Vai invadir sua mente! || Resenha
Se liga!!
Já imaginou sua mente ser invadida por uma pessoa que nunca viu na vida? É exatamente isso que o personagem Paul, interpretado por Nicholas Cage, passa em ‘O Homem dos Sonhos’. Ele é um professor universitário que apenas induz sono em seus alunos e não consegue tornar suas aulas interessantes. Em um fatídico dia, ele encontra, na saída do cinema, uma namorada que não via há anos, afirmando que o homem invadiu seus sonhos. Por coincidência, ele está lá apenas com uma planta e não faz nada a respeito.
Apesar do encontro constrangedor, ele aceita se encontrar com a ex em um café para colocar o papo em dia. Contudo, ao chegar no local, ele descobre que foi uma ‘armação’ e ela quer a autorização dele para publicar sobre os misteriosos sonhos em um jornal online. Após a publicação, Paul vê sua história viralizar nas redes sociais, fazendo sua vida virar de cabeça para baixo, junto com a de sua família, que não tem ideia por qual motivo ele está invadindo a mente de pessoas inocentes.
A premissa de ‘O Homem dos Sonhos’ é interessante, mas não passa de uma abordagem básica da psicanálise, o que pode se tornar um pouco confuso para quem não está familiarizado com o assunto. No entanto, o diretor conseguiu transformar o longa-metragem em uma sátira da indústria da fama na era digital. A trama foi vendida como uma comédia, mas francamente não apresenta nenhum elemento cômico que torne o filme minimamente divertido. Com certeza, ele se assemelha mais a um filme de terror de baixo orçamento.
De repente…
Os sonhos que eram inofensivos, nos quais o protagonista era apenas um elemento ‘neutro’, se transformam em pesadelos, fazendo com que ninguém mais queira ficar perto dele. Além disso, além do fenômeno imaginário, sem sombra de dúvida, o tema central é o fenômeno chamado internet, podendo ser facilmente comparado com o que acontece com tantos influenciadores; um homem aparentemente ‘comum’ começa a invadir a mente das pessoas e imediatamente é cancelado por toda a sociedade, inclusive por sua mulher e filhas.
Nicholas Cage se sai muito bem no papel de tiozão caricato, conseguindo transmitir para o público um cara amargurado e sem perspectiva de futuro. Os outros personagens também estão ótimos. Noah Centineo, a sensação dos jovens na atualidade, também faz uma pequena aparição no filme. Mesmo que seja muito rápido, ele consegue entregar toda a atuação que seu papel pede.
Por fim, ‘O Homem dos Sonhos’ é um filme que vai abrir sua cabeça, mesmo que seja para tentar entender o que está acontecendo, porém é um ótimo entretenimento.
Que filme louco!