Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa || Resenha

Chico Bento

Oh, Zé lelé, Corre Aqui!

Chico Bento, o personagem de Maurício de Sousa, ganha vida em um filme divertido com um pequeno ator que nasceu para o papel.

A trama.

A história acompanha Chico Bento, um garotinho de Vila Abobrinha que vive invadindo as terras do vizinho Nhô Lau para roubar goiabas. Quando um empresário ameaça asfaltar a cidade, ele junta seus amigos para impedir a construção, que coloca em risco a goiabeira favorita do garoto.

O Universo de Maurício de Sousa.

Desde que a Turma do Limoeiro ganhou uma versão em live-action com Turma da Mônica: Laços (2019), era questão de tempo até que outras produções recebessem a mesma oportunidade. O sucesso do primeiro filme deixou claro que os personagens poderiam impactar o cinema tanto quanto impactam os quadrinhos. Chico Bento expande esse universo criado por Maurício de Sousa, trazendo um filme repleto de carinho para os fãs e com o carisma inconfundível do protagonista

 

 

Isaac Amendoim.

O pequeno mineiro de 9 anos que interpreta o protagonista, em segundos, prova que não nasceu para ser o personagem — ele é o Chico Bento.

Quem o acompanha nas redes sociais, sabe que ele é a personificação do personagem: mora na roça, grava conteúdos mostrando sua vida e exibe uma espontaneidade irresistível. Essa naturalidade garantiu o papel, e o resultado é surpreendente. Em cena, ele não parece atuar— parece apenas um menino se divertindo e vivendo a rotina da roça. Vale lembrar que essa leveza é mais difícil do que parece.

Nos filmes anteriores da Turma da Monica, algumas crianças do elenco tiveram dificuldades para parecerem tão naturais, o que não é um demérito. Para muitos, é o primeiro trabalho no cinema, e isso é compreensível. O único problema é a dicção em alguns momentos: em uma ou duas cenas, fica difícil entender o que está sendo dito. Felizmente, esses deslizes passam despercebidos conforme o filme avança.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

Elenco. Material de divulgação.

Encantamento para todos os públicos

O maior acerto do filme é ser direcionado ao público infantil, entretanto, ele não é exclusivamente formulado para eles. Além disso, a narrativa não adota a aura bobinha que muitos filmes infantis costumam ter. Por consequência, isso garante diversão tanto para as crianças quanto para os adultos, que, assim, não se sentem deslocados na sala de cinema.

O universo de Chico Bento, por sua vez, consegue ser ainda mais lúdico do que o da Turma do Limoeiro. Ele não apenas abre espaço para um mundo fantasioso e visualmente encantador, mas também proporciona um cenário que merece mais continuações no futuro. Por ora, podemos celebrar: Chico Bento recebeu um filme à altura do personagem, do criador e do universo compartilhado.

Grande parte desse mérito, sem dúvida, vai para Isaac Amendoim, que entrega o papel da sua vida enquanto invade as terras do Nhô Lau e rouba goiabas.

 

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa estreia 9 de janeiro de 2025.

 

Encontre aqui as redes sociais do Hospício Nerd para mais conteúdo como esse!!

Texto por: David Alves 

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!