Aquecimento Oscar 2021 – CATEGORIAS – Melhores Efeitos Visuais

Tudo computador!

Fala Galera, SEMANA DO OSCAR! Vamos com tudo para nesta reta final para falar de uma categoria cada vez mais relevante no mundo do cinema: Melhores Efeitos Visuais!

O Prêmio começou a ser entregue já na primeira cerimônia do Oscar, porém, sob o nome de Melhor Engenharia de Efeitos e, depois de várias repaginações ao longo do tempo, acabou ficando conhecida pelo grande público como “Melhores Efeitos Especiais”, nome pelo qual muita gente conhece os efeitos técnicos abordados aqui e que eram premiados além do visual, mas também pelas qualidades sonoras. Depois de muita bateção de cabeça, finalmente a categoria passou a ser chamada pelo nome que vemos hoje.

Agora vamos conferir os indicados deste ano:

 

TENET – Andrew Jackson, David Lee, Andrew Lockley e Scott Fisher

Tenet review: Is Christopher Nolan's film good enough to save cinema from  Covid-19?

Fonte: The Irish Times

Atualmente é quase impossível não haver um filme de Christopher Nolan participando desta categoria, visto que o diretor prima pela qualidade técnica de suas obras. Os efeitos visuais de Tenet são inovadores e complicados, exigindo dos realizadores um trabalho quase hercúleo para exibir a ideia do cineasta. Tenet vem sem dúvida como favorito ao título, mas não está só na disputa.

O GRANDE IVAN-  Nick Davis, Greg Fisher, Ben Jones e Santiago Colomo Martinez

O Grande Ivan: Angelina Jolie aparece em vídeo dos bastidores do filme -  Online Séries

Fonte: Online Series

O filme trata com sensibilidade a relação entre animais e humanos. Tem a fórmula Disney da antropoformização de animais , deixando-os mais empáticos. Os efeitos visuais estão impressionantes, lembrando em muito a produção de Mogli. Contar uma história live-action onde animais falantes são protagonistas nunca é fácil, é uma linha tênue entre a perfeição e a galhofa, mas O Grande Ivan expressa com perfeição animais falantes que pssam sentimentos sem ficarem irreais. Candidato forte!

MULAN Sean Faden, Anders Langlands, Seth Maury e Steve Ingram

Mulan (2020): A mess of hollow representation and real-world controversy –  The Observer

Fonte: Disney+

O peso pesado da Disney vem com boas chances. O versão live-action do sucesso animado pode não ter ganhado muitos elogios no que tange a roteiro e outras categorias, mas não deixa nada a desejar em efeitos visuais e design de produção. As lutas são deslumbrantes, bem eitas, as cenas de ação são poderosas, mas a falta de carisma do filme em si pode ser um prejudicial ao seu desempenho, apesar de filmes como Esquadrão Suicida já ter nos mostrado o contrário…

O CÉU DA MEIA NOITE – Matthew Kasmir, Christopher Lawrence, Max Solomon e David Watkins

Crítica | O Céu da Meia-Noite e o mistério do grandioso que se tornou  clichê - CanaltechFonte: Netflix

A produção da Netflix veio de fininho e começou a ganhar espaço até conquistar um lugar entre os indicados. Filmes com temática especial tendem a ser um sucesso no que tange a efeitos mas, apesar de ainda impressionantes, o filme prefere apostar numa temática mais dramática e focada nos personagens que realmente no deslumbre visual.

PROBLEMAS MONSTRUOSOS – Matt Sloan, Genevieve Camilleri, Matt Everitt e Brian Cox

Problemas Monstruosos - Filme | CinePOP

Fonte: Cinepop

Mais um Netflix aparecendo na premiação. O filme é uma aventura divertida e aterrorizante e conta com monstros verdadeiramente criativos e inconcebíveis. A qualidade dos efeitos aqui não é apenas nos monstros, mas na inteiração dos humanos com eles, que torna a experiência verossímil. Um filme despretensioso que, feito com esmero, alcançou o topo das premiações.

E aí, já viu todos estes espetaculares filmes visuais? Ainda não? Corra pra conferir, pois a premiação, já está logo ali!!

Ainda não viu todos os indicados das outras categorias? Clique aqui e não esqueça de acompanhar no Hospício Nerd todas as novidades sobre a maior Festa do cinema mundial.

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!