{Resenha} Luca – Divertido e Lindo como o verão italiano

Silêncio Bruno!

Não é novidade que a Pixar costuma acertar em cheio em seus longas metragens, principalmente quando o assunto é tocar em temas profundos e reflexivos como Soul ou Divertidamente, porém não costumam acertar tanto assim quando decidem direcionar o filme apenas para o público infantil, como é o caso de Dois Irmãos que não foi tão bem recebido pela galera, acontece que não é esse o caso de Luca – e a gente só tem a agradecer – com um roteiro leve, divertido, colorido, do jeito que a vida e o verão italiano deve ser.

Luca', da Pixar, é visto como uma alegoria gay ao mostrar amizade de dois  adolescentes - Verso - Diário do Nordeste

Luca é um monstro marinho curioso que após encontrar alguns objetos do mundo humanos começa a despertar uma certa curiosidade por esse universo (Ariel corre aqui!), então ele conhece Alberto, e os dois jovens garotos iniciam uma amizade verdadeira e uma busca pela liberdade, vulgo arranjar uma Vespa, até que vão para o vilarejo de Portorosso onde conhecem Giulia, uma menina que traz ao grupo mais um mix de sentimentos como ciúmes, justiça, companheirismo e preconceito.

O trio de “excluídos” decide participar de um campeonato de Triatlo que consiste em nadar, pedalar e comer massa, os meninos tem como objetivo ganhar grana e comprar a Vespa – a melhor coisa do mundo dos humanos – e Giulia quebrar o reinado de covardia (girl power que fala né).

Luca': Nova animação da Pixar já está disponível no Disney+! | CinePOP

Luca é um menino sonhador que lida com as descobertas do mundo dos humanos ao mesmo tempo que desafia as ordens dos seus pais e começa a ter seus próprios sonhos, além de ser um filme sobre amizade, e falar sobre isso é chover no molhado, o roteiro toca de maneira muito sutil, porém de forma didática o preconceito e a aceitação, esse não aprofundamento não é uma crítica negativa, muito pelo contrário, por ser direcionado ao público infantil esse didatismo acerta mais direto ao ponto.

O roteiro é simples, não tem nada de inovador, não traz aquele plot twist que vai fazer sua cabeça explodir e tá tudo ok, a gente curte mesmo assim, porém tem paisagens lindas, frases em italiano que são simplesmente uma delícia de se ouvir e um ar de nostalgia que é tudo que a gente precisa nesse tempo de pandemia, é um refresco aos olhos. Luca é um filme sobre amizade, aceitação, sonhos e ser criança. E o verão, como é bom o verão num vilarejo italiano!

 

1 thought on “{Resenha} Luca – Divertido e Lindo como o verão italiano

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!