Shang Chi E A Lenda dos Dez Anéis leva a Marvel por novos caminhos || Resenha SEM spoilers.

Shang Chi E a Lenda dos Dez Anéis estreia essa semana nos cinema!

O filme do primeiro super herói da Marvel, Shang Chi e A Lenda do Dez anéis vai nos apresentar ao personagem título – Shang Chi. Sua sinopse é simples: Shang-Chi é filho do chefe de uma grande organização secreta da máfia. Essa organização é envolta de muitos mistérios. Wenwu, pai de Shang Chi quer seu filho de volta ao seu lado. Pois aos 15 anos Shang fugiu da casa de seu pai e foi viver nos Estados Unidos, foi ali que ele conheceu Kate, sua melhor amiga.

 

Mas como é o filme?

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. jpg

Shang Chi é o primeiro personagem novo a ganhar o protagonismo desde Capitã Marvel, e o primeiro asiático nessa posição. Posso falar que ele tenta fugir das convenções Marvel e ser o primeiro em outros aspectos também. Não estou falando mal da “fórmula Marvel”, pelo contrário eu sou do tipo de penso que se tem um fórmula de sucesso por 11 anos é mérito total. Apesar de Shang Chi ainda ter elementos assim – afinal de contas ele faz parte de um universo compartilhado – ele vai para um caminho diferente.

Não vou te dar spoilers nessa resenha, mas tenha em mente todos os filmes da Marvel. Um problema grande que um super herói embarca, muitas vezes de gaiato, com um vilão maluco megalomaníaco. Não temos isso aqui. A história flui naturalmente, e mesmo sendo um filme de origem não se prende ao passado do protagonista. Conta a infância, as motivações e as dores sem aquela “lição de moral”.

 

Os destaque de Shang Chi:

A Marvel se aproveitou do fato que Shang Chi não é um personagem muito conhecido, e deu uma bela repaginada na origem dele. –  Veja aqui a origem dele nas hqs –  Ajudando é claro a apagar a xenofobia descarada e a estereótipo de asiático. Além de consertar o erro com o Mandarim em Homem de Ferro 3 – história que e mencionada e explicada melhor no filme.

As cena de ação são bem coreografadas nas lutas aonde é crível – nível Jack Chan – que os atores lutam de verdade. Um do pontos fortes do filme também são as cenas de carro, o que para mim foi uma surpresa. A comédia é na medida certa e não lembro de nenhuma piada “forçada”. Temos algumas cenas mais de humor de constrangimento, que ficam a cargo de um personagem específico. Shang-Chi. jpg

Para ninguém falar que sou só elogios o subtítulo me incomodou levemente. Não sabemos mais sobre a lenda dos dez anéis e muito menos o filme gira em torno desse artefato. Apesar de sim, ele se provar muito importante para história, mas não é o centro dele. Talvez no futuro. É com o primeiro Thor se chamasse “Thor e o Feitiço do Mjolnir”- o que faria mais sentido pois o filme se baseia nisso.

 

 

Conhece a história dos 10 anéis nas hqs? 
Clica aqui para ver a nossa coluna sobre o assunto.

E a representatividade?

Teve sim! Eu não sou asiática e não posso falar por eles se eles se sentiram representados. Mas o filme fala muito sobre cultura e princípios. E para mim, algo que foi surpreendente e ótimo foi a linguagem. Quando um chinês fala com outro chinês em que idioma elas vão conversar? Isso no seu idioma original, o mandarim! Boa parte do filme é em mandarim! A modificação de idioma se passa naturalmente, e bem explicada, já que a personagem da Awkwafina – Kate, não sabe falar o idioma.

 

Os personagens:

Xenwu.jpg

O protagonismo é todo do Simu Liu, que passa toda os dilemas de Shang Chi e a gente embarca. Ele é certeiro nas cenas de ação e seu time cômico é ótimo. Mas o destaque vai para o team-up Shang, Kate e Xiaoling. Que trio! Você vai sair do cinema querendo ter uma amizade como a do Shang e da Kate.

Porém precisamos falar do Wenwu. Que vilão! Ele é ameaçador mesmo sempre estando com um ar calmo. Suas motivações são compreensíveis e você compra as ideias dele. Alguém leva essa homem para terapia! E definitivamente todo mérito vai para Tony Leung, que está fazendo sua estreia em filme ocidentais mesmo já sendo uma grande estrela lá no oriente. Ator de verdade que temos aqui meus amigos.

 

Conheça o Mandarim das Hqs!
Clica aqui e saiba mais.


As cenas pós credito de Shang Chi e o futuro da Marvel:

Shang, Kate e Xiaoling. jpg

Temos duas cenas pós crédito.

Uma depois dos créditos inicial e é uma continuação direta ao final do filme, essa te prepara para o que vem ai, e se você for marvete como eu, vai gritar um pouquinho.  Já a segunda é como ficou outro núcleo do filme, que também te dá um vislumbre o do que vai acontecer.

Vou fazer uma matérias aqui mais tarde para fazer dessas cenas pós créditos com spoilers.

 

Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis é só o ponta pé inicial para esse tipo de filme da Marvel. E com Shang Chi vem todo uma gama de personagens e histórias que mal posso esperar para ver como isso vai se desenvolver.

Seja bem vindo a todo essa loucura Shang Chi!

 

Karolina Lima – Coordenadora do Twitter e Responsável setor pela Marvel

Instagram: @karollima_wtml – Youtube: Welcome To My Life

Special Things S2 – Placas Decorativas Personalizadas de Tudo do Universo Nerd e Geek

Instagram: @specialthingss2

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!