Uma História de Amor e Fúria – 4 gerações de uma vida! || Resenha
INHAIMMM TUXOS E TUXAS, PRONTOS PARA AS QUATRO VIDAS DE UM SER?
Mammy tem seu poder, trouxe para o seu cardápio Uma história de amor e fúria, a animação brasileira de 2013 de ficção científica. O vencedor do principal prêmio do Annecy International Animated Film Festival da França, sendo a primeira animação brasileira a ser selecionada para essa modalidade, também foi um dos 19 filmes indicados ao Oscar de melhor filme de animação na 86ª edição em 2014, ou seja, um clássico que demorou chegar para nossa apreciação, não e mesmo?
Lembre-se que nós do Hospício Nerd NÃO DAMOS SPOILER e sempre seremos imparciais em sua opinião, aqui é você que decide se VALE ou NÃO VALE a pena ver o que resenhamos!
Agora vem comigo e você vai descobrir que os brasileiros também sabem fazer uma boa animação com um enredo de ficção que explora o folclore e a pluralidade de vidas!
Da colonização ao ano de 2096!
Uma lenda, que acompanha a história do Brasil, tendo seu início em 1566 quando o índio Abeguar (Selton Melo) e sua amiga Janaína (Camila Pitanga) dos Tupinambás, conseguem fugir de uma onça pulando de um penhasco e misteriosamente ele voa sobre as árvores, salvando suas vidas. Ao narrar a história para o pajé da aldeia, que conta deixa bem claro que ele é o guerreiro que vai enfrentar Anhangá, o espírito da morte e da destruição, somente quando ele aprender a confrontá-lo, o moço poderá voar novamente e evitar que o espírito domine o mundo.
A coisa não fica por aí, explorando a lenda dos antigos índios brasileiros, é revelado para Abeguar que que ele não poderá morrer até que seu destino, o de entender como confrontar o grande mal, aconteça! Até esse dia, ele vai avançando pelos anos e reencontrando Janaína em várias encarnações para tentar vencer o poderoso Anhanguá!
Uma linda história de amor que vai do passado selvagem brasileiro para um provável futuro para entender toda essa fúria!
Os viajantes do tempo da técnica
O que dizer da impecável direção e roteiro de Luiz Bolognesi que teve a parceria da Europa Filmes e da Buriti Filmes e Gullane para criar uma animação histórica que chamou a atenção até mesmo dos estudiosos, já que faz menções de um provável futuro da humanidade, em relação a exploração dos recursos naturais.
O brilho se completa com a presença das vozes de Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro, Paulo Goulart (In Memorian), Jason Kesser, Lais Bodanzky e outros nomes de expressão, que enriqueceram o resultado final com suas atuações impecáveis.
Em 75 minutos, a história atinge ápices com uma qualidade de animação impecável, Bolognesi teve o cuidado de trazer o traço e a linguagem de HQ se inspirando em desenhos japoneses e sul-coreanos, a tradição que vem dos animes. E como não queria tudo feito no computador, usou a técnica clássica do lápis sobre o papel, além de ter pesquisado com profissionais das áreas de história e antropologia para definir exatamente os períodos da história do Brasil que seriam mencionados. Um trabalho de oficina completo!
No final de 4 gerações…
Não tem como duvidar de uma obra dessas que além de ter sido premiada foi até indicada ao Oscar, tudo está no lugar certo, desde as imagens ao roteiro, o que me levou a conclusão de que trabalhar com cronologia exige informação e conhecimento para calcular certo as probabilidades do que ainda nem aconteceu!
A sensação de assistir Uma história de amor e fúria é a mesma de se ler um livro que mistura romance espírita com ficção científica e uma pitada de cultura nacional. Eu te afirmo que foi uma experiência incrível, mesmo sendo suspeito para falar, já que sou fã dos trabalhos de Selton Melo. O único jeito é você assistir também e vir aqui me contar o que achou, não é verdade?
Agora que já está ciente, e! Vai lá e confere na nossa Mammy Netflix e depois vem aqui me contar o que você achou meu amor! ADOROOOOO
Nas quintas às 21:00 hrs no IGTV do Marmotinha BH tem a LIVE MARMOTANDO com Hospício Nerd!
Pegue as dicas Netflix, Prime Vídeo, Disney Plus, Cabines de imprensa, Masterchef e convidados maravilhosos! #CHOCOBJS
Maxxy Miles – Resenhista
Instagram: @marmotinhabhoficial