Céu Sem Estrelas- Fusca cheio de amor || Resenha Literária

O livro é escrito pela Iris Figueiredo, publicado pela Editora Seguinte e classificado como um romance jovem adulto.

Conta a história da Cecília, uma jovem de 18 anos que entrou recentemente na faculdade, mas perdeu o emprego e está em crise com a família então vive um momento muito delicado. Além de sofrer com as pressões estéticas que a sociedade impõe, se sentindo gorda e desenvolve problemas com a saúde mental, sofre de depressão e ansiedade.

Céu sem estrelas | Amazon.com.br

Fonte: Seguinte

Narradores e narrativa

A obra é narrada em primeira pessoa alternando entre a Cecília e o Bernardo. O Bernardo é e um jovem universitário que está repensando sobre seu futuro e irmão da melhor amiga da Cecilia, a Yasmin. Eles se conhecem faz anos, Cecilia nutre uma paixão por Bernardo, mas nunca revelou para ele.

A narrativa sobre autoestima, família e saúde mental é leve e fluida, mas muito reflexiva. Conforme você acompanha a leitura dos narradores consegue entender e compreender cada pensamento segundo sua visão. Assim, deixa a leitura com nota 10!

História

Quando os problemas familiares pioram, a mãe de Cecilia a expulsa de casa. Então ela pede ajuda a sua melhor amiga, Yasmin, para ter onde ficar sem precisar pedir ajuda a sua avó. Assim, Cecilia e Bernardo tornam-se mais próximos e começam a ter uma relação.

Durante os capítulos conseguimos acompanhar a trajetória que leva a Cecilia ao fundo do poço, como é importante o apoio da família e amigos em momentos tão sensíveis. Além de, mostrar os problemas que Bernardo enfrenta com sua própria família tenta esconder seus traumas e ressentimentos.

O romance possui representatividade com personagens pretos, LGBTQIA+ e com deficiência sendo importante para história com a imagem que as pessoas podem se identificar e bem contextualizados na história – o que é raro!

Esse livro é um abraço em que já passou ou passa pelos mesmos problemas – ou convive com alguém nesta situação – com as passagens emocionantes e importantes para superar e procurar tratamento. Lembre-se: busque ajuda de um especialista se precisar.

Conheci a autora e autografei o livro na 26º Edição da Bienal do Livro de São Paulo deste ano, durante a conversa a Iris foi super fofa e presenteou os primeiros fãs da fila (eu, inclusive) com um broche lindo feito pelo seu pai. Além disso, fiquei encantada com a escrita da escritora e vou procurar outros livros dela para ler. Indico para todos!

Curiosidade

O livro será adaptado para as telas, os direitos foram comprados em 2021 pela produtora Elo Company.

Ansiosa pela adaptação, será que serão fieis?

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!