O Poder é Nosso: Conheça o novo projeto de reinterpretação de personagens Marvel por artistas da periferia
Com o objetivo de fomentar mais espaços que valorizem e visibilizem o trabalho de artistas negros, a Marvel convidou cinco artistas para fazer uma releitura dos personagens negros clássicos dos HQ’s.
Com base nos valores de Diversidade, Equidade e Inclusão, a The Walt Disney Company Brasil apresenta “O Poder É Nosso”, a primeira iniciativa da Marvel desenhada por um time brasileiro, e criada internamente por um grupo multidisciplinar da empresa no Brasil e pelo grupo de afinidade T’Challa, composto por funcionários pretos da companhia.
Para iniciar o projeto, a Marvel, então, convidou 5 artistas negros de diferentes partes do país para criarem releituras dos personagens: Pantera Negra, Tempestade, Miles Morales, Mulheres de Wakanda e Falcão, com seus próprios estilos artísticos e bagagem cultural junto da mentoria da estilista Jal Vieira. Os artistas selecionados são: Negritoo, Crica, Massai, Luna B e DGOH, e suas artes foram transformadas em um guia de estilo para licenciamento de produto, que originou – inicialmente – numa coleção exclusiva com a C&A. Ao todo, serão mais de 40 itens desde vestuário, calçados e acessórios para crianças, jovens e adultos, disponíveis em mais de 70 lojas da rede e e-commerce a partir do dia 23 de agosto.
“Vivemos em um país em que mais da metade da população se autodeclara preta e apenas 28% delas estão no mercado formal de trabalho. Pensando em dar visibilidade à esta realidade, escolhemos para o lançamento do projeto a esfera das artes, já que a Marvel é um grande player da indústria do entretenimento”, explica Luiza Queiroz, Head de Marketing da área de Consumer Products, Games and Publishing na The Walt Disney Company Brasil.
O projeto também conta a história de cada artista e como cada um encontrou seu poder no mundo da arte, através de minidocumentários já disponíveis no Youtube da Marvel Brasil. Os conteúdos em vídeo foram roteirizados, dirigidos e produzidos pela Pujança, produtora audiovisual de mulheres negras e LGBTQIA+, contando com o apoio também da agência de marketing New Vegas. Além disso, a agência especializada em arte Dionisio.Ag foi a responsável pela curadoria dos artistas e pela produção e entrega das artes digitais.
Além da coleção com a C&A, o guia de estilo posteriormente será utilizado também na criação de produtos de outras categorias como papelaria e brinquedos, por exemplo. “A troca com os artistas foi essencial para unirmos nossas experiências e idealizarmos os melhores caminhos para aplicar as artes nas peças”, comenta a estilista Jal Vieira, que participou do kick-off da campanha em 2021 ao lançar a coleção REALEZA, inspirada nas guerreiras de Wakanda. “Além disso, como artista negra, é um presente estar em um projeto que tem como propósito fomentar e potencializar a nossa arte”.