Lar dos Esquecidos – A raiva silenciosa dos idosos! || Resenha

– INHAIM TUXOS E TUXAS, SERÁ QUE REALMENTE ESTAMOS CUIDANDO BEM DE QUEM ENVELHECE?

Mammy Netflix e mais uma produção estrangeira, o filme alemão Lar dos Esquecidos (Old People) estreou em 7 de outubro no cardápio. Um filme de terror para alemão nenhum botar defeito, que aborda de uma forma aterrorizante, o quanto estamos cuidando das pessoas mais velhas de nossas comunidades, ou se apenas estamos os abandonando!

O filme que teve a direção e o roteiro assinados por Andy Fetscher, está garantindo algo que venho observando nas produções alemãs dos últimos tempos, o fato de que os germaninhos estão arrasando em tudo que colocam as mãos. O filme tem um estilo denso de thriller psicológico, com a vantagem de ser progressivo! E atenção hospicianos: Essa resenha NÃO CONTÉM SPOILER!

Agora vamos visitar os idosos dessa comunidade. E o lugar é um tanto quanto assustador hein!

Lar dos Esquecidos (Old People)
Netflix

O que pode causar o abandono!

Tudo começa quando Ella (Melika Foroutan) volta ao vilarejo onde cresceu para o casamento da sua irmã. Mas ela irá encarar os problemas do passado, como reencontrar seu ex-marido Lukas (Stephan Luca) e o seu pai Aike (Paul Faßnacht), com quem ela não fala desde quando foi embora, após seu divórcio.

Acompanhada de seus dois filhos, ela começa a entender que seus sentimentos começam a piorar quando ela descobre que seu ex-marido já está nos braços de outra mulher e que seu pai, agora muito doente, está internado na única casa de repouso do vilarejo, um lugar em condições bastante salubres e praticamente abandonado à sorte.

Mas durante os eventos familiares, algumas coisas estranhas começam a acontecer no lar de idosos, que parecem ser tomados por uma influência maligna e começam a atacar os funcionários e enfermeiros do lugar. Em seguida, eles se reúnem e escapam do lugar em grupo, cercando todas as casas da cidade e matando todos no seu caminho.

Como se fosse uma reação ao desprezo recebido pelos próprios familiares e prevendo um conflito possível de acontecer e que se desenha na Europa, devido a sua baixa fertilidade e o aumento da população idosa, Ella e seus filhos vão ter que arrumar uma forma de escaparem do lugar com vida!

Lar dos Esquecidos
Netflix

Os cuidadores da técnica

Estou impressionado com o trabalho bem feito da produção, exatamente meus amores, começo já elogiando a ideia excelente de um cenário todo montado em um vilarejo europeu antigo, ou seja, tudo muito em conta. No mais, acredito que o próprio clima europeu já favorece a paleta de cores do filme, que alimenta um clima de tensão e medo na medida certa.

Mesmo com uma história voltada para a protagonista Ella e seu drama de anos, o filme nos mostra uma segunda protagonista na história, como filha de Ella, Bianca Nawrath, simplesmente brilha e praticamente rouba toda a cena depois da metade do filme. Uma parceria entre ela e o ator mirim Otto Emil Koch, que fazem dos últimos minutos valerem toda a trama!

Lar dos Esqsuecidos
Netflix

No final, o abandono fala mais alto!

Em Lar dos esquecidos, tudo é diferente do que estamos acostumados a ver, nada clichê como nos suspenses americanos. A sacada de ambientar um terror dentro de uma realidade europeia, que tem a maior população de hoje formada de pessoas idosas, foi excelente, além do que dá para brincar muito com as condições mentais que podem atingir as pessoas mais velhas.

Não ia deixar de comentar que foi inteligente trazer uma trama violenta, na qual a idade e a condição física não impedem os idosos de atacarem e mais ainda, a questão é que são em número maior do que os jovens. O filme carrega tanto nas cenas bem feitas pelo diretor, quanto na mensagem de alerta para o quanto estamos atentos aos nossos amados que já envelheceram.

Meu amor, agora não tem jeito, assista o filme e depois me conta o que achou. E claro, se você acha possível que algo assim possa acontecer no futuro da humanidade, não é mesmo? Vai lá e confere na nossa Mammy Netflix e depois vem aqui e deixa seu comentário! ADOROOOO

Então meu amor, indique, compartilhe e comente! Nós do Hospício Nerd estamos à sua disposição sempre! #CHOCOBJS

Maxxy Miles – Resenhista / Cabineiro

Instagram: @marmotinhabh 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!