Ahsoka: Quem é Thrawn? E por que ele é tão importante?
Olá, meus Jedi, tudo certo?
Um grande vilão retorna para Star Wars, e promete ser um enorme problema para Ahsoka e seu aliados, mas quem é o Grão Almirante Thrawn?
A série da Ahsoka ta pegando fogo, e agora no episódio 6 temos finalmente o retorno de Grão Almirante Thrawn, o que chamam de herdeiro do império, mas como muita gente não viu a animação Rebels ou leu os livros de Star Wars, o personagem é totalmente novo e não parece ser diferente de qualquer inimigo que passou por toda a saga. Mas te garanto que ele é bem diferente.
Quem é ele?
Após a trilogia original de Luke, Leia e Han solo nos cinemas, o universo de Star Wars se expandiu nos quadrinhos e livros, continuando os eventos da queda do império. Em 1991 foi lançado o livro Herdeiro do império escrito por Timothy Zahn e nele temos a estreia de Thrawn como vilão principal. Um almirante de farda branca, pele azul, olhos vermelhos, frio e calculista (muito antes de Peaky Blinders popularizar isso) usando tudo o que sobrou do império contra a nova república, o livro foi inicio de uma trilogia que continua em Ascensão do lado sombrio e finaliza no livro O último comando.
O que torna o personagem tão interessante, é justamente sua frieza e inteligencia que ele usa para dobrar seus inimigos e aliados, usando e largando os outros como se fossem coisas, objetos que ele usa para chegar aos seus objetivos, na trilogia de livros, por exemplo, ele encontra uma raça de lagartos que conseguem suprimir a força, ou seja, Luke Skywalker no auge das suas habilidades não consegue usar a força perto do Thrawn, não bastando isso, o personagem encontra um antigo jedi perdido que se rendeu ao lado sombrio, e o usa para matar Luke e seus amigos, e tendo em troca os filhos gêmeos da Leia que ele poderá treinar como novos guerreiros da força.
Essa história era canônica no universo até a Disney comprar os direitos pela saga e colocar o universo expandido como Legends, ou seja, histórias que existem no universo, mas não interferem nos filmes, ou melhor, podem ser consideradas lendas daquele universo, lembrando que isso foi antes de George Lucas escrever e dirigir a trilogia prequel (1,2,3)
Voltando para as animações.
Dave Filoni, diretor e roteirista de Ahsoka, cresceu na Lucasfilm como diretor e criador executivo das séries animadas Clone Wars e Rebels, já se declarou um fã de toda a saga, não é para menos ele ser considerado por muitos fãs como um Herdeiro do George Lucas, e ele provou que sabia sobre a saga quando confirmou Thrawn como vilão de Rebels, o grande vilão tornou a ser cânone na franquia, e seus atos poderiam repercutir na saga, dessa vez o almirante seria um pedaço importante do império durante o ápice do governo do imperador.
O personagem encontrou em batalha contra os rebeldes liderados por Ezra (que retornou em Ahsoka) Sabine, Hera Syndulla e Zeb. Porém, Ezra usa a força para levar Thrawn para longe, o grande problema é que Ezra foi junto, os dois personagens desapareceram e é aqui que começa a trama de Ahsoka.
O personagem tem sua primeira versão em live action sendo interpretado por Lars Mikkelsen que foi a voz do personagem na série rebels. E pelo que vimos no episódio 6 de Ahsoka, Thrawn passou o seu exílio mantendo o que restou da sua guarnição imperial, pensando no que viria a seguir e mais uma vez sendo um enorme problema para os rebeldes e a nova república. Pelo jeito existem grandes planos para ele na saga, mas precisamos aguardar para saber o que o Grão Almirante está planejando.