Brasil Game Show: Como foi a edição de 2023?
A Brasil game show 2023 passou, mas será que ela foi boa?
O evento veio com algumas novidades e algumas coisas que fizeram muita falta nessa edição, as maiores atrações foram os influenciadores.
O evento cresceu ao longo dos anos por conta das grandes novidades que ele trazzia todo ano, nas edições de 2013 e 14, a Brasil Game Show trouxe os recem lançados Playstation 4 e Xbox One para serem testados com seus respectivos lançamentos, Phil Spencer, o chefe da divisão Xbox veio para a edição de 2017 e falou sobre os lançamentos da plataforma da época, sendo muitas vezes um palco para grandes lançamentos, uma área de testes com o grande público.
No ano de 2023 a BGS teve uma perda grande, a ausência da Twitch, Xbox e da Playstation, que sempre marcaram presença nas edições anteriores, ambos tinham stands enormes com seus consoles e lançamentos, e traziam uma gama de novidades e entretenimento para quem passasse por eles. O evento teve a presença da Nintendo que manteve a tradição de trazer todos os seus jogos e seu novo lançamento Mario Wonder, o novo jogo do encanador que criou uma fila enorme ao redor do stand, pela primeira vez o jogo se encontra dublado em português, a empresa estava bem representada.
Com a ausência de Xbox e Playstation, a Samsung tomou conta como um dos maiores stands da feira, trazendo seus produtos de lançamento e testando-os com o game mais jogado dessa edição: Mortal Kombat 1, provavelmente o game que teve mais destaque e lugares para sere jogado em um Playstation 5. A Ubisoft também teve seu stand e trouxe com ele o novo Assassin’s Creed Mirage, sem dúvida é uma das produtoras que sempre utilizou do evento para exibir suas novidades, e caso não fossem novidades, ao menos uma experiência diferente, trazendo o game The Crew motorfest para ser jogado em um simulador de corrida. Não apenas a Ubisoft, mas outros stands usaram de uma artimanha comum atualmente para atrair o público: trazer influenciadores.
Não é novidade que vários eventos da atualidade precisam se promover por meio de influenciadores digitais, alcançando um público que o próprio evento não conseguiria, com a BGS não foi diferente, a Twitch não estava presente, mas alguns influenciadores que trabalham com a plataforma estavam presentes, promovendo games ou produtos do evento, especialmente para os stands da área da computação como HyperX e Kabum!. Ter esses influenciadores não foi e nem é ruim, mas perceber como eles estão se tornando até maiores do que os próprios jogos, é minimamente preocupante.
Vale ressaltar duas áreas incriveis para todos os visitantes, primeiro vem a área dos jogos indies, novidades de produtoras brasileiras, desde simuladores, jogos VR até Mobile, prestigiar os jogos brasileiros independentes, é sempre bom para mostrar a potência que nós temos no cenário de games. E por fim a área arcade, a Game station trouxe uma variedade imensa de arcades para a BGS, máquinas de fliperama, simuladores de corrida, pistas de dança, testes de força, mais de 100 atrações para todas as idades, muitas delas que não se encontram em qualquer lugar, provavelmente a parte mais divertida de todo o evento.
O evento trouxe mais uma vez o seu palco de eventos para o público assistir os campeonatos, o mais famoso da edição foi um campeonato de Counter Strike 2 com a equipe fúria, a torcida foi enlouquecedora no fim de semana. E ao lado do palco o stand da Balducco, um dos principais patrocinadores do evento responsável pelo camarim cosplay, e claro que os cosplays mais uma vez não foram parte da festa, foram a festa, grupos enormes de Call of duty, Mortal Kombat, Marve, DC e tantos outros grupos enormes que fizeram a felicidade do público encorporando personagens icônicos da cultura pop, como nas edições anteriores, a Brasil game show disponibilizou ingressos para os cosplays, os mesmos passaram por uma seleção nas redes sociais para ganhar os ingressos vip, mas valeu a pena, a Brasil Game Show e seus organizadores entendem como as pessoas que atuam na área cosplay são importantes para impulsionar o evento, e nesse quesito, o evento sempre manteve o máximo respeito.
A Brasil Game Show de 2023 teve poucas novidades, e grandes perdas, mas ainda foi capaz de entreter o público, divertir e fazer os amantes dos games se sentirem bem-vindos, os fãs mais velhos e os mais novos foram totalmente abraçados pela energia que o evento sempre trouxe, mas ele continua sendo uma influência para os eventos do gênero, mesmo que os games sejam quase ofuscados pelos influenciadores convidados.