Scott Pilgrim: A Série – Já superou o ex? || Resenha COM SPOILER!

Já?

Scott Pilgrim ganhou uma série animada pela Netflix. O live action é quase um clássico cult, mas será que o anime faz jus a obra original?

Teremos uma parte com e outra sem spoilers, então prossiga com cautela. 

 Scott Pilgrim Takes Off: Netflix
Divulgação Netflix  

Sem Spoilers: Qual é a história de Scott Pilgrim?

Começou como uma história em quadrinhos que começou em 2004 e foi concluída em 2010 por Bryan Lee O’Malley. Scott é um jovem canadense que se apaixona por Ramona Flowers, uma garota americana recém-chegada em Toronto, mas para Scott namorar Ramona ele deve enfrentar os 7 ex namorados malvados dela e provar o seu valor.

Os quadrinhos abordam uma evolução gradual de um relacionamento, o amadurecimento de Scott, Ramona e praticamente TODOS os personagens em volta deles, os quadrinhos têm um valor imenso para essa história justamente pelo seu visual que homenageia video games e pelo seu humor com comentários bem pontuais sobre amadurecimento em um relacionamento.

Em 2010 foi lançado um live action considerado por muitos uma adaptação quase perfeita, focando apenas no relacionamento do casal principal, mas mantendo o humor, as homenagens e o estilo de video games.Dirigido por Edgar Writh, conhecido por Todo mundo quase morto, Ritmo de Fuga, Noite Passada em Soho, entre outros, o diretor é muito reconhecido por ter um estilo próprio muito divertido, organizado e dinâmico sem nunca perder o ritmo.

O filme não teve uma bilheteria boa, mas é um sucesso de crítica e publico, além de ter um elenco de estrelas em ascenção como: Mary Elizabeth Winstead que futuramente se tornaria a Caçadora de Aves de Rapina, e atualmente esteve na série da Ahsoka como Hera Syndulla. Chris Evans (capitão america) Brie Larson (Capitã Marvel) Brandon Routh (Superman o retorno) Anna Kendrick (A escolha perfeita) Sem contar o protagonista Michael Cera que voltou ao amor dos fãs sendo o Allan no filme da Barbie.

O enredo principal de Scott Pilgrim para aqui sem spoilers. A animação se apoia na premissa principal e abraça totalmente o tom dos quadrinhos, e o melhor disso tudo, trazendo TODOS os atores do filme para compor as vozes, tanto no original quanto na versão dublada.

Scott Pilgrim: Netflix
Divulgação Netflix.

Com Spoilers: A animação tomou um novo rumo.

O criador deixou bem claro em uma entrevista para a Entertainment Tonight que não queria contar a mesma história, segundo ele:

“Eu escrevi isso há quase 20 anos. Eu não podia voltar e reescrever palavra por palavra. Eu continuei pensando. Eu preciso contar a história de Scott Pilgrim num mundo onde a história de Scott Pilgrim já foi contada e as pessoas a conhecem. Eu precisava pintar uma nova camada de tinta e bagunçar as coisas.” 

A ideia era contar tudo com um novo ponto de vista, no primeiro episódio o Scott supostamente morre para o primeiro ex namorado da Ramona, subvertendo totalmente o que qualquer um que havia conhecido a obra anteriormente esperava, a série ganha a visão da Ramona querendo resolver esse problema tentando descobrir o que aconteceu com o Scott, aqui a história perde em emoção e ganha em criatividade e uma história inédita que vai recompensar os fãs mais antigos e ser uma porta de entrada para os novos.

Claro que aqueles que conhecerem por essa animação vão perder muitas referências, piadinhas e até uma certa afeição pelo protagonista, mas o ritmo da narrativa consegue puxar o espectador para dentro da animação e tornar essa história tão interessante quanto a original, ela não substitui o que aconteceu nos quadrinhos ou no filme, para que conheceu antes ela se torna um complemento, e para os novos fãs isso é um primeiro passo para a história.

Scott Pilgrim a série é uma homenagem ao seu próprio legado para a cultura pop e aos fãs que alavancaram essa fama, por mais que participar de uma nova jornada será um pouco incomoda, mas, se a obra se inspirou em video games, aqui está uma maneira de entender a animação, é tipo jogar de outra maneira tomando outros rumos, ou tipo jogar o New Game +. De um jeito ou de outro, o mundo de Scott Pilgrim e Ramona é vasto, e essa animação provou que há muito o que se explorar aqui, abraçando o antigo e criando algo novo.

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!