Napoleão – Vive la france!! || Resenha
Opa, e aí pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje vou falar sobre uma adaptação dos livros de história para as telinhas: NAPOLEÃO. Vale lembrar que essa resenha é baseada completamente na MINHA opinião e não contém spoilers (apesar de o filme já estar todo narrado nas aulas de história da escola).
O elenco conta com Joaquin Phoenix (Napoleão Bonaparte), Vanessa Kirby (Josefina Bonaparte) e alguns atores não muito conhecidos, como Edouard Philipponnat (Alexander Ier), Youssef Kerkour (General Davor) e Tahar Rahim (Paul Barras).
SINOPSE
Dirigido por Ridley Scott, o filme é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte (Joaquin Phoenix) e sua rápida e implacável ascensão a imperador, visto através do prisma de seu relacionamento visceral e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby). Era no calor da batalha que a mente talentosa de Napoleão como estrategista militar brilhava mais e ao mesmo tempo ele travava uma outra guerra: uma cruzada romântica com sua esposa adúltera.
Vindo do nada, como um oficial de artilharia do exército francês, o longa retrata sua jornada, até ser derrotado e exilado na ilha de Santa Helena. Conquistando o mundo para tentar conquistar o amor dela, suas táticas lhe renderam uma forte reputação e foi preciso sete coalizões de potências diferentes para derrotá-lo. No entanto, quando não consegue conquistar seu amor, ele tenta destruí-la – e destrói a si mesmo no processo.
O filme retrata a trajetória de Napoleão Bonaparte ao longo de sua vida, desde seu posto como general até se tornar imperador da França. É interessante notar que, nesse filme, Napoleão não é retratado apenas como um herói bem-sucedido em suas batalhas, mas também mostra seu lado vulnerável e explosivo.
Além de acompanharmos as batalhas de Napoleão, vemos também seu relacionamento com a imperatriz Josefina e suas várias brigas ao longo do filme. Mesmo eles não se dando tão bem, conseguimos ver o amor e o carinho que ambos têm um pelo outro.
À la fin.
Esse filme nos traz uma nova visão sobre toda a história contada nas escolas. Os livros ganham vida na tela e nos fazem ter uma noção maior das dificuldades e desafios que a guerra trouxe para os europeus no fim do século XVIII e no começo do século XIX. Também vemos a brutalidade com que os franceses tratavam as mortes nessa época.
No geral, achei um excelente filme, com um ótimo roteiro, que nos oferece outra perspectiva sobre acontecimentos históricos que sempre vimos, uma ótima trilha sonora e atuação exemplar de Joaquin Phoenix. Recomendo muito para quem gosta de história e de ação. Vejam nos cinemas e tirem suas próprias conclusões.
Um abraço, Dudu.