ENEM irá focar em metodologia inovadora: Edutainment
Metodologia visa dialogar com a geração dos jovens super conectados!
Visando ampliar seu poder educacional, a Universidade Estácio de Sá fechou parcerias inéditas com Disney +, TikTok, Portal Brasil Escola, além de influenciadores renomados, de forma a educar e preparar a juventude de forma divertida para o Exame Nacional do Ensino Médio.
Com o objetivo de ofertar uma produção de conteúdo educacional com soluções tecnológicas e métodos de ensino que valorizam o entretenimento – o Edutainment, que também pode ser aportuguesado para Edutretenimento – a partir do dia 5 de outubro, a Estácio oferecerá aos estudantes que vão prestar provas para o ENEM 2023 diversas ferramentas gratuitas criadas para potencializar a preparação para o Exame.
Ao longo de todo o período do pré e do pós-ENEM 2023, a Estácio contará com seus embaixadores do ENEM Lendário: Flakes Power, Patriota, Melany Lee, Letilz e Kenno farão parte da Tropa Lendária, pois atualmente eles são os nomes mais relevantes do cenário de Fortnite.
A primeira ferramenta apresentada será um jogo criado dentro de Fortnite, que atualmente é o game mais popular, que vai desafiar os Enemzeiros de plantão em conhecimentos pertinentes à prova que irão prestar. Os desafiados contarão com algumas personalidades imortalizados em forma de avatares:
- Machado de Assis representando Redação
- Frida Kahlo representando Linguagens e Códigos
- Isaac Newton representando Ciências da Natureza
- Joana D´Arc representando Ciências Humanas
- Galileu Galilei representando Matemática
Toda semana os três melhores rankeados receberão prêmios de R$6 mil, R$4 mil e R$2,5 mil, que poderão gastar com o que quiserem.
A segunda ferramenta permitirá que os jovens enemzeiros interajam com os Lendários – Machado de Assis, Frida Kahlo, Isaac Newton, Joana D´Arc e Galileu Galilei – por meio da Inteligência Artificial (IA), canal whatsapp/simuladão que terá um simulado com perguntas e respostas do ENEM.
A Estácio busca também promover o ENEM+, uma série de quatro episódios em formato de aula, em que o enemzeiro assiste ao conteúdo do Enem como se fosse série, disponível exclusivamente na página oficial do TikTok da instituição de ensino.
A professora Debora Aladin será a host das aulas e, junto a ela, outros professores trends no TikTok darão dicas preciosas sobre os temas que mais caem no exame, para que os candidatos tenham êxito no gabarito da prova.
Todo o conteúdo será construído e ensinado por meio do mundo mágico da Disney, com o auxílio dos audiovisuais disponíveis no Disney+, entre filmes, séries animações e muito mais.
Os professores também contarão com um suporte dos mestres lendários, que marcarão presença com dicas extras ao longo dos conteúdos exclusivos.
“Estamos felizes em ‘adicionar à nossa equipe de professores’ esses homens e mulheres geniais, com suas personalidades próprias”, afirma Eduardo Guedes, diretor de Mídia e Marketing da Estácio. Ainda segundo Guedes, o game se tornou a linguagem de entretenimento que mais influencia a cultura jovem, além da alta adesão do público de 16 a 24 anos (que representa 43% dos jogadores), ele é uma linguagem de socialização que permeia diversas áreas como: música, moda, arte, cinema, séries, esportes, e por que não, educação.
O Brasil é o #4 país que mais fala sobre games no Twitter e de acordo com a HBO, The Last of Us (série) registrou mais de 30,4 milhões de espectadores nos seis primeiros episódios.
Whatsapp Simuladão da Estácio
Mais uma vez, a Estácio disponibilizará uma ferramenta gratuita e inédita no mercado de educação para os estudantes de todo o país. “Os Lendários”, um parceiro digital de estudos que combina educação e entretenimento, permitindo que jovens enemzeiros se preparem para o Enem interagindo com alguns dos maiores pensadores da humanidade, como Machado de Assis, Frida Kahlo, Isaac Newton, Joana D´Arc e Galileu Galilei.
Desenhada com base na forma como estudantes mais gostam de se preparar para avaliações, a solução é baseada no treinamento por questões em um fluxo de interações que trazem simplicidade e velocidade para esse método de estudo. O recurso habilita a prática em simulados de uma extensa base de questões do ENEM, na palma da mão dos estudantes, quando e onde quiserem, de maneira lúdica e imersiva, engajando-os para que estejam cada vez mais preparados para o exame. Os estudantes cadastrados poderão contar o apoio dos Lendários por meio do WhatsApp, que funcionará 24 horas por dia, durante todo o período que antecede as provas do ENEM.
Esse parceiro digital de estudos – que utilizará a ferramenta GPT, IA – será composto por perguntas e respostas, e tanto os acertos quanto erros dos estudantes poderão ser explicados pelo comando “explicar a resposta”, que revelará onde usurário errou ou a razão da resposta estar correta. Se desejar, o usuário poderá explorar mais sobre o assunto em questão, recebendo mais informações e referências para seus estudos, bem como poderá testar suas habilidades em outras áreas de conhecimento.
Vale destacar ainda que a explicação e o aprofundamento nos temas são produzidos por IA generativa e, com base no feedback dos estudantes sobre a resolutividade das respostas, a ferramenta evoluirá por meio do aprendizado de máquina orientado por feedback.
Além do parceiro digital de estudos no WhatsApp, a Estácio preparou um grande hub de conteúdo para ajudar na preparação dos alunos para as provas, com diversas iniciativas, como o novo jogo no Fortnite, aulões online, conteúdos no TikTok e muito mais.