Sex Education: O maravilhoso final || Resenha
Tudo no amor!
O final de Sex Education chegou na Netflix, e ensina com maestria como fazer um final perfeito e deixar um legado merecido.
A quarta e última temporada é o ápice de toda a produção, os personagens amadureceram com o público, e sabendo disso a netflix pode amadurecer os assuntos abordados na série. Nas primeiras temporadas a ensinava o beabá do sexo, adolescentes cheios de hormônios se descobrindo e desabrochando, mas sem deixar de falar de assuntos polêmicos, tabus que todos querem esconder debaixo do tapete, na primeira temporada casos de aborto foram tratados, e o mais importante: desde o início a série tem maturidade para tratar assuntos assim e promovendo um debate por meio das atitudes e consequências dos personagens.
Nessa nova temporada os personagens são mandados para uma nova escola, onde os alunos tem mais liberdade para expressarem seus pensamentos sem medo de julgamentos, somos apresentados a uma quantidade enorme de personagens, e a série já era conhecida por ter muitos, a consequência foi uma quantidade quase (quase) cansativa de histórias paralelas, algumas se complementam, outras estão lá apenas para evoluir os personagens novos e os antigos, e se não evolui, a trama serve para fechar a história desses personagens.
A palavra que mais define a quarta temporada é transição, em muitos sentidos. Temos personagens transsexuais que roubam a cena quando aparecem, e outros que estão passando por essa transição e sofrendo os efeitos colaterais dos remédios e de como essa transição está afetando sua vida social. A transição vem também no sentido de desenvolvimento, os protagonistas que passamos três temporadas adorando como Otis, Eric e Maeve, estão conhecendo uma nova fase em suas vidas, e isso pode ameaçar separar algumas amizades.
Sex Education ensina a criar um final perfeito com base nos personagens, fechando a história de todos eles, alguns têm finais amenos, outros chorosos, mas todos os personagens apresentados desde o início tem um fim para sua jornada mostrando que a história deles não irá parar quando os créditos finais aparecerem, eles terão um futuro que pode ser explorado em derivados da série, e se outras produções da netflix tiveram spin offs, não será nem um pouco surpreendente se um dos personagens tiver uma série própria, já que parece que todos os personagens têm história para uma série própria.
Personagens vivendo em outros lugares explorando seus talentos, outros passando por relacionamentos abusivos, alguns vencendo traumas do passado, todas essas tramas dariam uma série solo perfeita, e isso causa uma estranheza nos episódios, parece que a série precisava de mais alguns episódios para fechar essas histórias de maneira mais satisfatória, alguns desfechos parecem meio apressadas, justamente porque no meio de tantos personagens com suas tramas, nem todas as tramas terão tempo para serem finalizadas com maior cuidado.
A série fecha de maneira perfeita, cada personagem tem seu momento, e tudo o que eles ensinam é precioso, trazendo ensinamentos sobre capacitismo, paternidade, maternidade, depressão, linguagem neutra e transição de gênero e tantos outros assuntos trazidos de maneira tão natural, cada detalhe da trama é debatido com responsabilidade por saber que está lidando com uma realidade, com vidas humanas que estão passando por aquilo todo dia. Sex Education deixará um legado entre as séries do catálogo da netflix e dos streamings em geral por manter uma qualidade inesquecivel nas quatro temporadas e personagens que ganharam o nosso coração.
Parece que eu estou dando um tchau para amigos maravilhosos que eu conheci, não sei se verei eles de novo, mas tudo o que eu vivi com eles será lembrado por muito tempo.