The Devil Judge – Uma distopia em sua melhor forma || Resenha

COnta Mais Dorama

Olá, dorameir@s! Bora falar de coisa boa?!

O dorama que eu trouxe hoje é daqueles que fica difícil falar pouco porque a minha vontade é escrever um livro só de elogios sobre ele. Mas vamos lá, tentarei ser breve… 😂

The Devil Judge | Korea | Drama | Watch with English Subtitles & More ✔️
Fonte: Viki

The Devil Judge (2021), ou “O Juiz do Diabo”, é um drama distópico sul-coreano com 16 episódios produzido pela tvN e disponível aqui no Brasil na Netflix e no Viki. O roteiro foi escrito por Moon Yoo-seok (Ms. Hammurabi) e a direção ficou por conta de Choi Jung-kyu (Children of Nobody). O elenco possui nomes de peso, como Ji Sung (Kill Me, Heal Me), Park Jin-young (Yumi’s Cells), Park Gyu-young (Dali and Cocky Prince) e Kim Min-jung (Mr. Sunshine).

Sinopse (Viki)

Kang Yo-han (Ji Sung) é o “Juiz do Diabo” — o principal juiz do supremo tribunal do país. Em uma Coreia do Sul distópica do futuro, a palavra dele é a lei, mas seu tribunal também é um estúdio de televisão. No que se tornou o principal reality show para TV, os espectadores são convidados a participar ao vivo de um autointitulado “Tribunal do Povo”. Aqui, a ganância e a corrupção são aparentemente expostas aos olhos de toda a nação, e as punições, impostas de acordo. Por ser uma figura polêmica, o público não tem certeza se Kang Yo-Han é um verdadeiro herói ou uma força maligna semeando o caos em seu tribunal.

Uma realidade tão próxima que assusta

5 Drama Ini Bikin Kita Tegang Menyaksikan Persidangan | VIU
Fonte: tvN

Para quem gosta de um enredo cheio de intrigas, mistério, discussões sociais e personagens enigmáticos, The Devil Judge é um dorama que conquista desde o primeiro episódio.

Nessa história, o país está devastado depois de passar por uma crise causada por um vírus – que, neste caso, não é mencionado o nome. Porém, o problema maior não é a doença em si, mas o sistema judiciário e a corrupção que fez a pobreza e a impunidade se espalharem para todos os cantos.

Como forma de recuperar a confiança da sociedade e tentar minimizar todos esses problemas sociais, surge então a ideia do “Tribunal do Povo”, um programa televisivo em que os julgamentos acontecem ao vivo e as sentenças são decididas por voto popular, liderado pelo famoso juiz Kang Yo-Han (Ji Sung).

Na teoria, a ideia até pode até ser atraente, mas é claro que na prática isso não acontece. Ao conhecer os bastidores, somos apresentados a uma briga por poder, manipulação midiática e políticos corruptos que querem tirar proveito do programa e continuar enganando a população.

Personagens complexos e cativantes

The Devil Judge” se convierte en el drama más comentado + El reparto continúa reinando en las listas de actores | Soompi
Fonte: Soompi

Enquanto lidamos com a temática principal envolvendo toda essa treta política, The Devil Judge apresenta também outro ponto muito interessante: seus personagens. Cada um está ali por um motivo (mesmo que pareçam sem importância no começo). Para não me alongar demais, vou falar apenas sobre os três principais:

Primeiro, temos o protagonista Kang Yo-Han, que está no topo da minha lista de “personagens com caráter duvidoso que eu amo passar pano”. Isso porque ele é um juiz respeitado e bastante sedutor, mas que gosta de ver o circo pegar fogo com atitudes questionáveis. Por outro lado, ele tem um passado misterioso envolvendo a morte de seu irmão. A todo momento suas ações confundem o telespectador. Não sabemos se ele pode ser o mocinho incompreendido ou o verdadeiro vilão da história.

A trama também traz Kim Ga-on (Park Jin-young), um juiz novato que é escolhido para trabalhar junto com Yo-Han no Tribunal do Povo. Ele é o típico mocinho destemido e jovem sonhador que está sempre ao lado da justiça e deseja ver os crimes sendo punidos corretamente. No entanto, ao ver como as coisas funcionam nos bastidores, ele começa a questionar seu propósito.

Outra personagem importante é Jung Sun-a (Kim Min-jung), a diretora executiva da Fundação de Responsabilidade Social. A princípio, ela é apresentada como uma pessoa aparentemente insignificante, mas, ao longo do drama, vamos percebendo sua importância e sua complexa relação com Kang Yo-Han.

Minha opinião geral

The Devil Judge": Qualquer semelhança (não) é mera coincidência — ZINT
Fonte: tvN

Como eu já disse lá no começo, é difícil resumir a grandiosidade desse drama. Tudo sobre ele me conquistou. O seu tema principal já traz para os holofotes uma incrível discussão bem realista sobre como a corrupção e a busca pelo poder podem afetar toda uma sociedade.

A experiência fica ainda melhor com atuações impecáveis de cada membro do elenco, mas, em especial, do protagonista interpretado pelo maravilhoso Ji Sung que, mais uma vez, traz a sua habilidade de mesclar emoções e colocar o telespectador em uma montanha russa de sentimentos.

O visual também não deixa a desejar, já que a fotografia e os figurinos são de encher os olhos. E, ainda, não posso deixar de citar que esse k-drama conta com uma das melhores trilhas sonoras originais da dramaland com músicas que são encaixadas perfeitamente em cada cena contribuindo positivamente para os momentos de adrenalina, tristeza, romance e por aí vai.

É isso, gente! Em resumo, este é um dorama que entrou para a minha lista de favoritos e que, na minha opinião, tem um total de ZERO defeitos! Vale muito a pena assistir.

Então, você já teve a oportunidade de ver? Concorda comigo? Me conta o que achou nos comentários!

Aproveite para seguir o Hospício Nerd nas redes sociais e conferir os próximos conteúdos. E se tiver gostado do que eu falei por aqui, confira minhas outras resenhas no site! 😄

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!