Um mergulho na nostalgia.

Se você é amante de um jogo retro temos uma dica para você. Desenvolvido pela Mechanical Head Studios e publicado pela Yacht Club Games no dia 26 de janeiro de 2021 para PC, Xbox One, Xbox Series S e X, incluído no gamepass, PlayStation 4 e 5, e Nintendo Switch, Cyber Shadow é mais um indie que veio para nos pegar com força na nostalgia.

Cyber Shadow, título de ação e plataforma, chegará ao PC e aos consoles em 26 de janeiro de 2021 - GameBlast

(Via: GameBlast)

Em Cyber Shadow temos um jogo de ação e plataforma side scrolling numa estética 8-bit e com trilha sonora que remete a esses games da época também. Nos faz lembrar muito um Ninja Gaiden, Shinobi e até Mega-man, tanto no visual, quanto na dificuldade. Em sua história controlamos Shadow, um ninja que tem a missão de restaurar o seu clã em um futuro pós-apocalíptico no melhor estilo cyberpunk. A história é contada por meio de pequenos diálogos e algumas poucas cutscenes com uma arte também retro. Mais detalhes da história e do passado são contados a partir de interação com alguns computadores espalhados pelo game.

Agora falando da gameplay, que é onde o jogo brilha de verdade. Como já falei, se trata de um jogo de ação e plataforma 2D. Logo no início só temos as ações de pular e bater com a espada. Começa realmente bem simples e com os comandos no controle sendo bem responsivos, a ponto de podermos virar e bater no inimigo de trás em uma fração de segundo. Nas poucas mais de 10 fases o jogo vai te dando aos poucos novas habilidades que vão aumentando a complexidade da gameplay na medida certa. Shuriken para atacar a distância, dash e pulo duplo, habilidade de rebater projéteis, entre outras. Algumas habilidades até te permitem voltar em certos pontos antes inacessíveis de outras fases, o que remete bastante a metroidvanias.

Cyber Shadow for Nintendo Switch | 15 Minutes of Gameplay and Boss Battle Footage - YouTube

(Via: YouTube/Direct-Feed Games)

Vale dizer que o nível de dificuldade é bem alto, diria que não é para todo mundo. Apesar de sua dificuldade ser bem similar à de jogos antigos como Mega-man, os checkpoints são muito bem colocados, por muitas vezes no início de alguns segmentos que nos fazem abusar de novas mecânicas. Com tentativas e muitas mortes, conseguimos aprender e passar por essas etapas exatamente como um ninja. Os chefes são igualmente desafiadores e muitas fases têm dois deles, posso ressaltar a satisfação de matar alguns deles assim como em jogos da série souls.

Cyber Shadow | Aplicações de download da Nintendo Switch | Jogos | Nintendo

(Via: Nintendo)

Sobre a parte técnica, já deu para perceber que não é lá um jogo com gráficos ultra 4k de última geração. Ele não se propõe a isso. Como já citei, é um indie que se utiliza de estética 8-bits remetendo a games antigos, e ele manda muito bem nisso. A trilha sonora então nem se fala, também alinhada a era 8-bits. Cyber Shadow é mais um excelente indie que nos toca fundo na nostalgia e se junta a outros como por exemplo Celeste e The Messenger.

Finalizando mais um review. Cyber Shadow é mais uma excelente surpresa do mundo dos indies e uma homenagem incrível a jogos que nos cercaram em nosso passado. Suas muitas mecânicas e a forma como você vai aprendendo aos poucos, fazem o jogador se sentir um verdadeiro ninja no final da jornada. Quem curte um game retro vai gostar desse aqui, porém devo avisar novamente, o nível de dificuldade é alto e pode tirar muitos do sério. Prepare-se para morrer muito, mas muito mesmo. Para quem gosta de um jogo muito difícil também é uma boa pedida. Com relação ao preço, 100 reais é um pouco caro para um indie de algo entre 8h e 10h de gameplay e sem muito fator replay, mas se tiver acesso ao gamepass tanto pelo PC, quanto pelo Xbox, vale muito a pena dar uma chance.

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!