Quadrinhos, RPG, Livros e Games! A culpa é deles, não sua?!
Vamos conversar um pouco.
E ai meus caros nerds, recentemente, os jogos voltaram a aparecer de forma extremamente negativa, levando a “culpa”, por atos de violência cometido por pessoas. E sendo um site de noticias sobre nosso mundo nerd que engloba a parte de games, acho que é interessante conversar um pouco sobre isso. Os jogos, deixam as pessoas violentas? Bom, para responder essa pergunta, vamos voltar no tempo um pouco.
CULPA DOS QUADRINHOS
Na década de 50, as revistinhas em quadrinhos foram acusadas de ajudar a degenerar as crianças, é isso mesmo, você não leu errado não. Nessa época, entrou em vigor a “Comics Code Authority”, que regulamentava (já ouvimos isso em algum lugar) as revistinhas em quadrinhos, se não tinha o selo, não poderia ser publicada! E com isso, diversas editoras foram fechadas. E de onde tiraram que os quadrinhos eram os culpados por degenerar as crianças? Bom, foi graças ao livro Seduction of the Innocent (Sedução do Inocente), do psiquiatra Frederic Wertham, que culpava as revistinhas pelo aumento da delinquência juvenil da época.
Se você viveu os anos 80 e 90, talvez tenha visto alguns quadrinhos com esse selo, a censura só terminou oficialmente na década de 70!
CULPA DO RPG
Na quarta temporada de Stranger Things, a gente conseguiu ver uma coisa de fato aconteceu. Durante vários anos o RPG foi alvo de ataques de pessoas ligando o jogo ao satanismo e coisas do mal. E no final dos anos 70, um jovem chamado James Dallas Egbert III, desapareceu do seu dormitório na Michigan State University. Os pais do garoto contrataram um investigador que acabou concluindo que o sumiço do garoto foi culpa de Dungeons and Dragons! E acabaram encontrando o garoto em um dos tuneis da Universidade, ele era dependente químico e sofreu um surto, mas, a culpa já tinha sido imposta ao jogo. O caso ficou conhecido como ‘O Incidente do Túnel de Vapor”, acabou até virando filme uns anos depois.
E a coisa não acabou só nisso, em 82 um jovem acabou tirando a própria vida, e colocaram a culpa em uma maldição que ele recebeu durante uma partida. Em 85 um homem chegou a dizer que o jogo era uma ferramenta oculta que deixava os jovens influentes a possessão por demônios.
CULPA DOS LIVROS
Você já ouviu falar do livro “O Apanhador no Campo de Centeio”?, pois é, o livro escrito por JD Salinger, foi lançado nos anos 50 e fez uma grande revolução, já que tratava de assuntos como sexualidade, alcoolismo e prostituição, e com uma linguagem menos formal para a época. E um homem chamado Mark Davis Chapman, cometeu um assassinato em 1980. tinha uma cópia do livro, e usou o exemplar como sua declaração, ou seja, foi por causa do livro que ele cometeu o crime, Mark Davis é o assassino de John Lennon!
Em 81 o presidente do Estados Unidos era Ronald Regan, e sofreu uma tentativa de homicídio, o criminoso se chamava John Kinckley, e adivinha? Também culpou o livro de JD!
CULPA DOS GAMES
Não vou focar muito nessa parte por motivos óbvios, mas, alguns anos atrás aconteceu um crime brutal em uma escola em Columbine, e colocaram a culpa do ato nos jogos violentos de video-game. Alguns outros casos também foram ligados ao jogos.
Vocês repararam no padrão? A culpa nunca é do criminoso, a culpa é sempre de algo além, algo que o leva a fazer aquilo, um jogo, um livro, uma partida de RPG, uma revistinha em quadrinho. E o pior é que desde de sempre, as autoridades governantes dos países adotam o mesmo discurso intolerante e imbecilizado, que a culpa é disso, daquilo e daquilo outro, NUNCA do criminoso! E sempre tem algo que tenta ligar ao demônio, já repararam? Quem viveu os anos 90 deve lembrar de quando falaram que as cartas de Yu-Gi-Oh! eram do capeta, ou do mito da faca no Fofão, que na realidade era só o suporte da cabeça do boneco.
Bom, eu só queria mostrar que essa história furada e ridícula de dar background para ações criminosas já existe a vários anos, e eu só tenho uma pergunta antes de encerrar. Quando a culpa será da pessoa que decidiu cometer o crime?