{Resenha} Vis a Vis - Mais que uma série sobre presidiárias - Hospicio Nerd

Não aprendi dizer ‘Adeus’

Vis a Vis é uma série espanhola de gênero criminal e dramático produzida pelo Globomedia, um estúdio espanhol. A série foi exibida pelo canal Antena 3 em 20 de abril de 2015, que cancelou a série em sua segunda temporada, mas para nossa sorte, a Fox Espanha conseguiu os direitos da transmissão, dando início a sua terceira temporada, e sua quarta e última temporada, que foi transmitida em dezembro de 2018, mas a maioria das pessoas só teve o prazer de conhece-la recentemente, por causa da Netflix

Como a maioria já sabe, a série gira em torno de Macarena Ferreiro, uma jovem que acabou sendo presa por ter cometido um crime após ser manipulada pelo homem no qual se apaixonou. Sabe aquela música “Eu me apaixonei pela pessoa errada?”, pois esse é o tema de Macarena. Como se não bastasse ir para prisão, a jovem ainda terá que enfrentar diversas situações horríveis em sua nova vida como presidiária.

Como eu mencionei no título da resenha, Vis a Vis é mais que uma série sobre presidiárias. Por mais que ela aconteça dentro de uma prisão, é incrível como a série consegue mexer com o emocional da maioria de seus telespectadores. A série mostra diversas realidades das mulheres que estão ali confinadas, retratando a vida de cada uma. Vis a Vis aborda amor, traição, tráfico, violência, rebeliões, injustiças, amizades, transformações de personalidades, abuso de poder, tentativa de reabilitação, drogas, críticas ao sistema, entre outras coisas.  Apesar da série ser comparada com Orange Is The New Black, que surgiu em 2013, Vis a Vis tem uma pegada diferente e com certeza é possível admirar ambas as séries.

A série espanhola é composta por diversas personagens que acabam mexendo conosco de maneiras diferentes, retratando de forma transparente como funciona a vida dentro da prisão de Cruz del Sur: As presas são tratadas como lixo, os guardas são agressivos, o psicólogo é um dos personagens que mais causam nojo, a comida é péssima, a diretora não faz ideia do que está fazendo e os guardas acabam participando de tráfico. Isso são algumas das situações que são apresentadas na série, mas temos muitas coisas para aprender. É quase impossível não se emocionar com os episódios.

Como principais detentas temos:

Resultado de imagem para macarena ferreiro vis a vis

Macarena Ferreiro: A jovem que acaba sendo presa por fraude, lavagem de dinheiro e apropriação indébita. Macarena é uma das personagens que começa “pura” e termina a série de maneira totalmente oposta, afinal, é preciso se virar na prisão se você não quiser morrer.

Resultado de imagem para Soledad Núñez vis a vis

Soledad Núñez: ‘Sole’ é como se fosse uma mãe para as mulheres e foi condenada por homicídio doloso. É incrível o desenvolvimento da personagem durante as 4 temporadas.

Resultado de imagem para saray vis a vis

Saray Vargas: Lembram-se da ‘Nairóbi’ de ‘La Casa de Papel’? Pois é, a atriz que interpreta a Saray é a mesma. Condenada por homicídio, Saray tem uma das personalidades mais fortes da série e é incondicionalmente apaixonada por Estefanía. Pode-se dizer que Vargas é uma bomba humana.

Resultado de imagem para zulema vis a vis

Zulema Zahir: Zulema é uma das vilãs que te causa uma mistura de amor e ódio. Condenada por roubo, porte de arma ilegal e extorsão. Eu particularmente comecei a série odiando a personagem e terminei amando-a incondicionalmente. Já dá para ter uma ideia do que essa mulher nos causa, né?

Resultado de imagem para Estefania Rizos

Estefania Rizos: Mais conhecida como “cachinhos”, Estefania foi condenada por roubo e lesões corporais, e vive um relacionamento conturbado com Saray. Cachinhos tem um coração enorme, mas também vive se metendo em encrencas.

Resultado de imagem para anabel vis a vis

Ana Belén: Mais conhecida como Anabel, Ana foi condenada por prostituição e tráfico de drogas. É uma das personagens que mais detestei durante a série. Anabel é manipuladora e só se importa com poder e dinheiro.

Resultado de imagem para tereza vis a vis

Tereza González: Nossa “Terê” foi condenada por roubo e luta constantemente pelo vício em drogas. O desenvolvimento da personagem também é incrível durante as 4 temporadas.

Ainda temos muitas e muitos personagens para apresentarmos a vocês, mas prefiro que vocês assistam a série e façam uma descrição de cada um deles. Vis a Vis foi criada por Daniel Écija, Álex Pina, Iván Escobar e Esther Martínez, e as quatro temporadas já estão disponíveis na Netflix.

Para vocês que já terminaram a série e já estão sofrendo (como eu), teremos novidades em 2020 já que ganharemos uma série derivada de Vis a Vis, focando nas personagens Macarena e Zulema. É isso mesmo. A série se chamará  ‘Vis a Vis: El Oasis’. 

E aí, ficaram curiosos pra assistir Vis a Vis? Garanto que não irão se arrepender.

Resultado de imagem para vis a vis gif

Deixe seu Comentário

  1. AnônimoResponder

    Thiau,mais agora vou voltar a assistir vis a vis,

    • Mari MastrangeResponder

      Ficamos felizes com isso hahahha. Depois conta pra gente o que achou!