{Resenha} Ciência e ambição lançam "Os Aeronautas" em uma aventura nas alturas - Hospicio Nerd

Para aqueles que curtem uma aventura amistosa, Os Aeronautas é uma excelente escolha!

Inspirado em histórias reais, o filme é dirigido por Tom Harper, que também foi o produtor ao lado de Todd Lieberman e David Hoberman, tendo esses dois últimos sido indicados ao Oscar de Melhor Filme por “O Vencedor”.

Estrelado pelo casal já conhecido Felicity Jones (como Amelia Wren) e Eddie Redmayne (como James Glaisher), o longa conta uma história de conquistas importantes no ramo da ciência, em meio a uma sociedade discriminativa e sexista. James se vê prestes a fazer descobertas extremamente importantes para a Meteorologia, até então não tratada como ciência, mas como adivinhação. Ao mesmo tempo, Amélia causa um pouco de desconforto social por seu jeito de ser e de se vestir perante a essa sociedade conservadora, mas que desperta interesse de James já que ela é uma habilidosa balonista e James precisa fazer sua pesquisa nos ares!

Fonte: Amazon Studios

Os primeiros takes já nos mostram a aventura que nos espera, com uma decolagem animal e de tirar o fôlego, roubando a cena. No decorrer da viagem, são mostrados flashbacks que ajudam o interlocutor a se localizar na história e revelam detalhes sobre o passado dos personagens, aproximando e aprofundando na vida dos dois. A finalidade da viajem é levantar dados científicos, porém James possui um objetivo audacioso que consiste em estabelecer um novo recorde de altitude de um balão.

Fonte: Amazon Studios

A direção ganha destaque, pois consegue trazer ação e um pouco de drama num espaço reduzido em que. se encontram nossos protagonistas: um cesto de balão. E a trilha sonora de Steven Price (“Gravidade”) ajuda a ambientar e criar uma imersão muito boa nessas cenas! O filme também conta com uma rápida participação de Himesh Patel (“Yesterday”) como conselheiro e amigo de James.

Fonte: Amazon Studios

Vale contar aqui uma curiosidade. Apesar de Amelia Wren ter sido uma personagem excelente e crucial para o filme acontecer, ela é fictícia. Especula-se que Amelia tenha sido inspirada em duas outras mulheres muito importantes no ramo: Sophie Blanchard, primeira mulher a trabalhar profissionalmente como balonista e Margaret Graham, primeira mulher em um voo solo em um balão. Mas James Glaisher e a viajem são reais, assim como Tracey Coxwell, expressivo balonista e escritor sobre balonismo que acompanhou James nessa incursão.

O fato de a Amazon trazer uma personagem feminina mostra uma preocupação com o reconhecimento da importância da mulher na história, não apenas da ciência, mas da humanidade! Nos resta esperar por mais obras do tipo retratando boas histórias e trazendo mais representatividade para todos!

Os Aeronautas é conteúdo original e exclusivo da Amazon Prime Video e já está disponível para os assinantes. Então corre lá para assistir e se aventurar junto com Amelia e James!

Encontre aqui as redes sociais do Hospício Nerd para mais conteúdo como esse!!

E, se quiserem trocar uma ideia sobre esse e outros filmes, me procura no Instagram: Bruno Barbosa.

Deixe seu Comentário

Este artigo não possui comentários