{Resenha} Cobra Kai: Sem misericórdia! - Hospicio Nerd

Professor diz, aluno faz.

Em 1984 era lançado o clássico Karatê Kid, com os icônicos personagens Daniel San brilhantemente sendo treinado pelo Mestre Miyagi para aprender a se defender e vencer o dojo Cobra Kai em uma competição. Até hoje o filme causa discussão com gente que fala que Johnny Lawrence era o verdadeiro herói do filme.

2018 o Youtube lançou a serie Cobra Kai que conta a historia do que aconteceu com esses personagens tao prestigiados, e agora a serie está com as duas temporadas completas na Netflix.

Cobra Kai : Poster

Fonte: Adorocinema.

Quando se fala da continuação em serie ou filme vindo de uma produção considerada clássica, o perigo iminente da rejeição do publico é tratada como prioridade, afinal, O que de novo isso poderia trazer? a mesma historia só que amadurecida, os clichês de sempre que levam a uma consideração desnecessária.

POREM.

Cobra Kai é uma exceção, é uma continuação que faz sentido. Tal qual como foi Creed, uma continuação de Rocky com uma nova roupagem, novos dilemas, onde o antigo aluno vira mestre e trás consigo seus defeitos e ao mesmo tempo que corrigi e ensina os seus discípulos, se corrigi e aprende com eles.

Clichê? sim, mas é um clichê bem feito, pode confiar

Na trama, Johnny lawrence vê uma oportunidade de dar a volta por cima criando um novo dojo de Karate, porem sua jornada se complica quando seus problemas pessoais e profissionais enfrentam os problemas de seu rival Daniel LaRusso que não vai deixar que ele reerga o Cobra Kai tao fácil assim.

Começando pelo protagonista, Johnny lawrence que desde o final do primeiro Karate Kid caiu no ostracismo, percebendo que seu mestre não foi um bom exemplo e jogando toda a culpa de seu fracasso no seu rival Daniel LaRusso, que agora é um homem rico de sucesso. O detalhe aqui é que a serie mostra que não foi apenas Johnny que carregou cicatrizes de sua luta, Daniel carrega traumas e problemas, começando desde a morte de seu mestre até o fato de sua família estar desfuncional, e sentindo que a unica luta que ele venceu na vida foi contra o Cobra Kai, tanto que até os dias atuais ele faz questão de diminuir o Johnny onde e quando pode porque só assim ele sente que venceu algo.

Cobra Kai : Foto

Fonte: Adorocinema

 Johnny por outro lado carrega problemas tao grandes quanto, ele é o protagonista portanto temos muito tempo de ver onde sua vida está, o fato de perdido não apenas a luta para Daniel, mas tambem alguns relacionamentos passados causados é claro por ele, pelo Daniel e pelo antigo mestre do Dojo Cobra Kai John Kreese. Vale lembrar é claro que a maior parte dos que participaram da saga de filmes estão de volta, obviamente os dois rivais Interpretados por Willian Zabka e Ralph Macchio que envelheceram muito bem para refazerem seus papeis de forma digna para os dias atuais.

Pois bem. O ponto mais forte da serie é principalmente a mentalidade de atualizar os pensamentos antigos, Johnny ensina seus alunos da mesma forma que aprendeu no passado, mas aos poucos percebe que seu método não é eficaz e aos poucos ele deixa ele percebe que não está trazendo melhorias aos seus alunos, e sim problemas que ele mesmo já teve, a serie vai e volta nessa ideia. O mestre ensina algo aos alunos, percebe que está errando por causa das atitudes que seus discípulos estão tento fora do dojo e logo ele tenta corrigir isso, trazendo mais culpa ao personagem, fazendo o publico torcer pra ele e na cena seguinte parar de torcer.

Cobra Kai : Foto

Fonte: Adorocinema.

 

 

 

Com Daniel San não foi diferente, ele tem problemas familiares para tratar, e quando eles parecem estar aumentando, surge o cobra kai novamente, o antigo dojo que lhe causou tantos traumas no passado, e ele tenta de tudo para impedir isso, nem que precise fazer seu próprio dojo e enfrentar seu inimigo mais uma vez. O mais interessante é ver como o ensinamento dos mestres reverberou tanto nos alunos.  Daniel San no filme original de 1984 era transformado de um jovem inconsequente para um jovem calmo e sábio, tranquilo e paciente. levando consigo a primeira regra do mestre Miyagi “Karate só é usado para defesa” e portando em momento algum na serie ele perde a linha, mas sim tenta atualizar seus pensamentos pois percebe que os treinamentos do Mestre Miyagi não funcionam totalmente para a nova geração.

Fonte: Drew reports news

 E por falar em nova geração, como não falar no núcleo de jovens protagonistas da serie, todos trazendo problemas atuais da juventude, como o bullying, conflitos nas redes sociais, e como nos filmes originais tambem são transformados pelos seus mestres, o brigão vira uma pessoa mais calma, e o jovem mais calma vira um brigão e por aí vai

Cobra Kai trás as referencias perfeitas nos momentos certos, adaptando e atualizando para a nova geração, fazendo aqueles que não assistiram a saga se interessarem e buscarem saber mais do passado dos mestres, com dilemas jovens e sendo um presente para quem gostava dos filmes antigos, e para quem busca uma serie ótima para maratonar ( e volta e meia passar raiva com as atitudes dos personagens) resta esperar a terceira temporada que chega em 2021.

No final, a serie é um perfeito exemplo do ensinamento de Mestre Miyagi “Não existe mau aluno, só mau professor. Professor diz, aluno faz”

E aí leitor! Se você gosta do nosso trabalho, que tal nos ajudar dando aquele apoio no PicPay? É só acessar seu aplicativo e escanear nosso código, qualquer ajuda é muito bem vinda! =D

Deixe seu Comentário

Este artigo não possui comentários